Contudo, já que detesto coisas inacabadas e histórias mal resolvidas, decidi finalizar alguns trabalhos que comecei. Depois, passo para frente todo o meu arsenal: ladrilhos, azulejos, pastilhas de vidro, martelo, torquês etc. Já dei 5 vasos para uma amiga e fiquei apenas com o “Brincando de Roda”, pois já tinha desenhado as 8 menininhas de mãos dadas e colado as cabeças.
Para se fazer mosaicos, existem duas técnicas básicas: a direta e a indireta ou invertida. No método direto, os caquinhos são colados sobre a superfície de um vaso ou de uma placa e, depois, rejuntados:
.
Vaso “Brincando de Roda” – em execução
.
O método indireto ou invertido é um pouquinho mais trabalhoso... Primeiro, desenha-se o motivo espelhado sobre uma folha de papel. Depois, passa-se a parte colorida dos caquinhos em uma mistura de cola e água antes de aplicá-los sobre o desenho. O que se vê, ao longo da execução, é apenas o fundo dos azulejos. Quando a superfície estiver totalmente recoberta, coloca-se uma forma de madeira em volta, aplica-se uma calda de rejunte e, em seguida, uma massa de cimento, areia e água. Após dois a três dias, retira-se a forma, vira-se a placa para cima e molha-se o papel para ajudar a retirá-lo. Então, o desenho – todo colorido – se revela.
.
Parece complicado? Pois é mesmo! (rs) Vejam alguns exemplos:
.
.
.
Obs.: Ele está com um defeitinho em um dos cantos, mas isso é fácil de consertar
.