quinta-feira, 10 de novembro de 2011

O que é que eu faço com isso?

.
Já se fizeram essa pergunta ao olhar para um tecido e não ter a menor ideia do que fazer com ele? Me refiro especificamente a tecidos com estampas meio "patinho feio" ou que não combinam com nada - aquelas que dificilmente empregaríamos em algum trabalho para vender, para presentear alguém ou mesmo para uso próprio.

Eu tenho alguns tecidos assim: uns com cores "arregaladas" demais, outros com trama muito aberta e composés dos quais eu gosto de algumas das estampas e das outras não.

Resolvi, então, dar uma utilidade a eles em vez de simplesmente deixá-los escondidos nas gavetas. São os "cordeiros" que eu sacrifico na hora de testar os pontos da máquina de costura ou nos quais eu passo a tesoura sem dó para fazer um protótipo.

A próxima foto é um bom exemplo disso. Depois de costurar o porta-lenço, eu preguei os botõezinhos de pressão e achei que tinha ficado ótimo. Mas, quando fui guardar o pacotinho de lenços de papel, ele ficou gordinho e não fechou. Lição aprendida: da próxima vez, terei que posicionar o último botão mais para cima.

Por falar em protótipo, eis uma das últimas experiências que eu fiz. Uma bolsinha que as americanas apelidaram "japanese knot bag" ou "grab bag". Ela tem duas alças - sendo uma mais curta do que a outra - e é fechada passando-se a alça maior por dentro da menor. *Atualizando: Eu gosto do tecido que usei, mas ele não faz parte da categoria "my precious".

. Para as que quiserem tentar fazê-la, o site All People Quilt tem o molde e instruções disponíveis para download aqui.

Agora tenho que escolher mais um paninho para testar esta outra aqui, com fundo redondo.