sexta-feira, 27 de novembro de 2009

ARAPOC

.
Acabo de voltar de um seminário sobre desenvolvimento regional em Chapecó/SC, onde fui representar o Ministério das Cidades numa palestra sobre os avanços e desafios da nova política habitacional e como ela se insere nesse contexto.

Ontem à noite, antes do jantar de confraternização, houve o que foi para mim um dos momentos mais importantes do dia: o lançamento das marcas de diversos arranjos produtivos locais – APLs. Estavam ali artistas plásticos, artesãos, pequenos vinicultores e produtores rurais. E um dos grupos que mais me chamou a atenção foi a ARAPOC – Associação Regional de Artesãos e Artistas Plásticos do Oeste Catarinense.

.
.
Além da qualidade dos objetos expostos, me impressionou o nível de organização e o reaproveitamento de materiais: retalhos de confecções locais, descartes de madeira do pólo moveleiro, sementes de árvores nativas, lã e palhas de trigo e milho tingidas naturalmente.

Para agregar valor aos produtos, um designer elaborou a marca e a identidade visual da associação: etiquetas, sacolas, embalagens para presente, folder, aventais, cartões etc.

.
.
Eu voltei de lá com uma bolsa de palha de milho e mais do que emocionada ao ver o orgulho que aquelas pessoas sentiam ao expor e falar sobre o seu trabalho e sua história.

.

2 comentários:

Cecilia e Helena disse...

E aí, sumidinha? Obrigada pela visita...
Um feliz ano novo pra vc!
Beijos
Helena

Andréa disse...

Oi, Helena.
Estou de férias até o dia 25, mas não tenho tido tempo de costurar nada ou postar no blog. Estou estudando para a prova do Instituto Rio Branco, que será no dia 24. Por isso estou sumida.
A única coisa que fiz foi cortar os 168 quadradinhos coloridos da manta que vou fazer para o bebê da Dani. Em maio, minha mãe vem me ajudar a fazer o acabamento.
Um beijo,
Andréa.