quarta-feira, 28 de abril de 2010

Para não ter que desmanchar

.
Quando estive em Marília, no final do ano passado, minha mãe me mostrou uma colcha de casal que estava costurando. Ela não estava muito satisfeita com o desenho, a distribuição dos tecidos etc. Nos falamos outro dia e adivinhem o que ela me contou? Que havia desmanchado a colcha inteira e que iria começar tudo de novo!

Para evitar que isso se repetisse, disse a ela para fazer um planejamento antes, desenhando o bloco que servirá de base para o trabalho e fazendo um rascunho com os tecidos para testar os encaixes e a combinação das cores. Isso ajuda também a verificar se o material que temos é suficiente ou não, onde posicionaremos os tecidos que temos em menor quantidade e, para quem pretende vender, facilita o cálculo do preço final.

Nas figuras abaixo, montei um esquema de como eu faria esse planejamento.
.
Desenho preliminar
.

Divisão do trabalho em blocos e posicionamento dos quadradinhos coloridos
.

Quantitativo de tecidos e tamanhos de corte (ou medida final)
.
Tá, eu sei que alguns vão pensar que isso é coisa de quem tem TOC, mas dá bem menos trabalho do que desmanchar um quilt top inteiro...
.

2 comentários:

Cecilia e Helena disse...

kkkkk não acho que seja toc... talvez organização de arquiteto? Eu não tenho essa paciência toda, não, Andréa!!! Acho que sou mais do tipo fazer "as I go".
Beijo!!!
Helena

Andréa disse...

Oi, Helena.
Por incrível que pareça, acho que eu também prefiro. (rs) Os log cabins que eu fiz "na louca" para a minha almofada me mostraram que trabalhos mais livres e com cortes irregulares também são lindos.
Mas quando se pretende fazer algo simétrico, como era a intenção da minha mãe, acho que vale a pena gastar alguns minutos desenhando e colorindo.
Ah, vi outras fotos suas no Flickr. Estão lindos os seus bordados e adorei a aplicação deles nas almofadas.
Um beijo,
Andréa.