domingo, 25 de julho de 2010

Meu último vaso

.
comentei no blog que eu comecei a costurar porque minhas mãos estavam ficando muito doloridas ao fazer mosaicos. Como o histórico familiar não me é favorável (meu pai tinha reumatismo e minha mãe tem L.E.R.), resolvi me dedicar ao patchwork. Só não imaginava que fosse gostar tanto deste novo hobby!

Contudo, já que detesto coisas inacabadas e histórias mal resolvidas, decidi finalizar alguns trabalhos que comecei. Depois, passo para frente todo o meu arsenal: ladrilhos, azulejos, pastilhas de vidro, martelo, torquês etc. Já dei 5 vasos para uma amiga e fiquei apenas com o “Brincando de Roda”, pois já tinha desenhado as 8 menininhas de mãos dadas e colado as cabeças.

Para se fazer mosaicos, existem duas técnicas básicas: a direta e a indireta ou invertida. No método direto, os caquinhos são colados sobre a superfície de um vaso ou de uma placa e, depois, rejuntados:
.
Vaso “Brincando de Roda” – em execução
.
O método indireto ou invertido é um pouquinho mais trabalhoso... Primeiro, desenha-se o motivo espelhado sobre uma folha de papel. Depois, passa-se a parte colorida dos caquinhos em uma mistura de cola e água antes de aplicá-los sobre o desenho. O que se vê, ao longo da execução, é apenas o fundo dos azulejos. Quando a superfície estiver totalmente recoberta, coloca-se uma forma de madeira em volta, aplica-se uma calda de rejunte e, em seguida, uma massa de cimento, areia e água. Após dois a três dias, retira-se a forma, vira-se a placa para cima e molha-se o papel para ajudar a retirá-lo. Então, o desenho – todo colorido – se revela.
.
Parece complicado? Pois é mesmo! (rs) Vejam alguns exemplos:
.
Placa com números para a casa da minha mãe – em execução
.
Quadrinho de borboleta – a ser emoldurado
Obs.: Ele está com um defeitinho em um dos cantos, mas isso é fácil de consertar
.
Como o patchwork virou “uma cachaça” na minha vida e vou costurar duas mantinhas para presentear a Karla e a Tatiane, que terão seus bebês em outubro e dezembro, terminar esses mosaicos está na minha lista de resoluções para 2011! (rs)
.

7 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Andréa! Jura que vai parar??? O número está apaixonante! Será que não dá pra eu encomendar um 9 não???

Andréa disse...

Uma encomenda?! Nossa, eu fiquei muito feliz, mas confesso que por essa eu não esperava.
Antes de responder, eu preciso de algumas informações: tamanho e fonte do número, cores da placa e da superfície em que será aplicada, se eu poderia fazer no início do ano que vem (já que tenho duas mantas por costurar), etc.
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

Andréa
Uau, fico feliz com o "sim"!
O tamanho vou ficar devendo por enquanto, mas vc sabe que sou low profile e não vou querer nada muito grande. Em relação à fonte e às cores, quero nesses tons terracota que vc fez pra sua mãe! Depois me faz um orçamento assim, por alto?
Mil beijos
Helena

Andréa disse...

Oi, Helena.
Na verdade, os tons que eu usei não são terracota. São branco e preto. É que, quando trabalhamos com a técnica invertida, só vemos o verso espelhado dos azulejos ou ladrilhos - que têm as cores que você viu. Esse método nos permite empregar materiais com espessuras diferentes e, depois de retirada da forma, a placa fica toda nivelada.
Eu tenho pastilhas Jatobá nas cores marrom e bege. Mas podemos combinar um dia para eu te mostrar outras cores e materiais que eu tenho. O número é para a sua casa?
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

OK, Andréa! É pra minha casa sim... a parede é de tijolos.
Beijão

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Déa, estou passando correndo enquanto a fofinha dorme... que lindos os seus mosaicos! e o detalhe em espinha de peixe no fundo do numero da sua mãe, um capricho! Sim, o mosaico é como um patchwork, mas que machuca as mãos, mas que têm o efeito garantido. Amiga, estou te devendo uma foto da Helena com a colcha que vc fez, me desculpe, prometo mandar assim que puder... aiai, ela acordou. Beijos

Cecilia e Helena disse...

Olá, Andréa:
Se essa Alice de quem você fala é quem eu penso que é, vai valer a pena. Ela faz tudo com muito capricho.
Um abraço da Cecilia.