domingo, 8 de agosto de 2010

Craft room

.
Organizar um espaço pequeno não é fácil. Principalmente quando ele é “tudo ao mesmo tempo agora”. Enquanto a bolha imobiliária de Brasília não estoura e eu não me mudo para um apartamento maior, vou adaptando quarto, cozinha, sala de estudo e ateliê em 30 m².
.
Não fiz a divisória – como sugerido no prospecto da construtora – para facilitar a circulação e ter a sensação de um espaço mais amplo
.
Há duas semanas, eu montei o meu cantinho de costura. Mudei a cama de lugar, instalei cortinas de linho com forro de algodão e comprei cadeira e escrivaninha na Tok Stok. Sobre o tampo, coloquei a minha Singer e uma placa de corte:
.
No nicho entre o tampo e a primeira gaveta, estão alguns dos meus livros e uma bolsa com projetos em andamento:
.
Agora, com as gavetas repletas de tecidos e aviamentos, eu tenho tudo à mão na hora de costurar e a kit ficou com uma cara bem menos bagunçada:
.
.
Por falar em gavetas repletas, onde é que eu vou colocar mais tecidos?!
.

17 comentários:

Cecilia e Helena disse...

Andréa:
Tudo arrummado! Que inveja! Hoje de manhã falei com a Helena por telefone e comentei que gostaria de ser mais organizada.
O pior (ou melhor?) é que comprar tecidos é viciante.
Um abraço da Cecilia.

Cecilia e Helena disse...

Ai, fiquei tão entusiasmada que até saiu um arrummado!

Cecilia e Helena disse...

Andréa, que espaço gostoso, e tão branquiiiinho! O colorido fica por conta dos quilts, né?
Beijão e... até sábado!
Helena

Mari disse...

Que delícia, ver tudo arrumadinho, né? Adorei sua mesa de trabalho, muito charmosa...Daí vão sair coisas lindas...beijos

Andréa disse...

Obrigada, meninas.
É muito bom ter cada coisa em seu lugar! Estou certa de que a minha cama não ficará ilesa quando eu estiver costurando (rs), mas o meu cantinho já tem outro aspecto e ficou super aconchegante.
Mari, o seu também ficou lindo. E foi a partir dele que eu comecei a matutar como ia arrumar o meu.
Cecília, se eu tivesso ido a todas aquelas lojas de Floripa que você mostrou, acho que não teria espaço para mim aqui em casa... (rs)
Quer dizer que vamos bordar juntas neste sábado, Helena? Oba!
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

Sim, Andréa, já combinei com a Ana!
Menina, me esqueci de te dar as dicas das lojas de tecido do Etsy. Na verdade, já comprei em várias, inclusive de Taiwan e Portugal (além das americanas). Agoro ando apaixonada por esta aqui http://www.hawthornethreads.com/home, que tbm era do etsy. Agora... peça sempre pouca coisa de cada vez, se não, vc corre o risco de não receber (isso já aconteceu comigo), ou, ainda, de ter de pagar uma taxa enorme pra retirar (acho que isso já aconteceu com a mamãe).

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Déinha, que delicia de apartamento! bom, pelo menos o seu cantinho de costura esta um charme. E que gavetas, que inveja! Eu tento separar meus tecidos em caixas por cores. Mas se vc visse o estado... ja estão faltando muitas caixas, os tecidos avançaram pelo armario, so falta ir pra baixo da cama! E vc tem espaço pra uma estante com porta de vidro? Eu adoraria arrumar meus tecidos assim, deixando-os sempre à mostra mas sem pegar po...acabei tirando uma foto do interior de cada caixa e colando na frente, falta de vidro... beijo enorme e parabéns pelo capricho!

A Casca da Cigarra disse...

Andréa, como você faz para dobrar? Tem uma matriz de papel para medir, usa alguma coisa firme no meio? Inacreditável, mas eu quero tentar. Beijo

Andréa disse...

Olá, Andréa.

Depois de demolhar e passar os tecidos, eu os enrolo numa régua de patch que tem 6 polegadas de largura - primeiro no sentido do comprimento, depois na largura. Assim, ficam todos quadradinhos. Em vez de empilhar, eu coloco um do lado do outro e tenho todos à vista. Quando vou fazer algum trabalho, retiro o tecido principal e vou escolhendo os que combinam melhor com ele.

No blog In Color Order, você encontra uma série de posts chamada "The art of choosing", que trata desde a escolha à armazenagem dos tecidos. Dê uma olhada nos itens 2 (folding) e 3 (fabric storage): http://incolororder.blogspot.com/p/art-of-choosing.html

Um beijo,

Andréa.

A Casca da Cigarra disse...

Obrigada querida! Vou tentar! Beijos

Camila disse...

Oi Andrea,
tudo bem?

Eu me chamo Camila, também sou de Brasília e encontrei seu blog por meio de uma pesquisa no google.
Também tenho um blog, o Milonga, e também costuro. Acabei de ficar apaixonada pelo seu craft room, parabéns. =)

Então, mas eu encontrei seu blog porque estou procurando fotografias de ateliês de costura de pessoas normais para colocar no meu blog.
Eu gostaria de saber se você me autoriza a publicar as fotografias deste post no meu blog.

Claro que darei todos os créditos autorais.
A minha ideia é podermos criar uma rede de identificação entre mulheres que costuram, começando pelo local onde trabalham.Para isso criei a tag "eu costuro aqui", e te convido a participar.

Um beijo,
Camila

Andréa disse...

Oi, Camila.
Que legal o seu blog! Amei! É super colorido e cheio de ideias bacanas.
O seu convite está mais do que aceito e pode usar as fotos sim.
A propósito, eu tenho outros posts sobre o ateliê que talvez te interessem. Dê uma olhada aqui...
Minhas gavetas: http://casa-de-reboco.blogspot.com.br/2010/11/arrumando-as-gavetas.html
Mostruário de tecidos: http://casa-de-reboco.blogspot.com.br/2011/05/mostruario-de-tecidos.html
Mudança e novo ateliê: http://casa-de-reboco.blogspot.com.br/2011/09/mudanca.html
Se preferir que eu te mande as fotos por email, me avise.
Um beijo,
Andréa.

Camila disse...

Seu ateliê tá enfeitando o Milonga hoje! =)
http://www.amilonga.com.br/2012/08/sem-desculpas-para-kitnets.html

jufreitas disse...

Andréa,

Nossa parabéns pela organização. Estes tecidos estão só dobrados? Tem alguma coisa no meio para que fiquem tão certinhos? Quem sabe me inspiro e faço com os meus.

jufreitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
jufreitas disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Andréa disse...

Oi, Ju. Os tecidos são dobrados com o auxílio de uma régua de patchwork com 6" de largura. Eu enrolo os tecidos na régua, primeiro em um sentido e depois no outro. Por isso eles ficam assim, quadradinhos.
Um abraço,
Andréa.