segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Triângulos + sugestão de presente
.
Quem me conhece sabe que eu adoro bloquinhos minúsculos e que sempre tento tirar o máximo de proveito dos meus retalhos. Ontem, resolvi brincar um pouco com eles...
Já havia costurado triângulos antes, mas esta foi a primeira vez que usei a técnica conhecida como half square triangle. Ela consiste em sobrepor dois quadrados, marcar a diagonal, costurar com margem de 1/4" de cada lado desta linha e, depois, dividir o bloco ao meio. Têm-se, assim, dois quadrados formados por peças triangulares. Deem uma olhada nesse tutorial.
Depois de prontos, fui unindo os blocos sem saber ao certo no que iam dar. Ao fazer uma pausa para o chá, resolvi transformá-los em dois apoios para caneca, combinando as tiras coloridas com pedaços de algodão cru. Como eu ainda não sei quiltar muito bem, fiz apenas uma moldura na parte lisa. Adorei o resultado!
domingo, 12 de fevereiro de 2012
Herança
.
Finalmente, tomei coragem para reformar esta colcha log cabin feita pela minha avó Joana há mais de 30 anos. Antes, eu pensava em mantê-la tal como estava, mas acabaria tendo que confiná-la no armário, sem uso e sem vida, para que não continuasse a se desgastar.
Mas um quilt deve aquecer e confortar aquele que se deixa envolver por ele, alegrar a casa com seu colorido e evocar as lembranças de pessoas queridas, cujas roupas foram usadas na elaboração do tampo.
Resolvi, então, fazer exatamente o que minha avó materna já teria feito há muito tempo. Ontem, comecei a descosturar a borda para retirar o forro já bastante puído. Alguns retalhos precisarão ser trocados, mas não vou desmanchar os blocos. Por cima dessas tiras, pretendo aplicar à mão alguns pedaços de tecido xadrez que foram retirados de camisas do meu pai.
Assinar:
Postagens (Atom)