sexta-feira, 5 de abril de 2013

Costura curva

.
Esse babadouro foi uma das peças mais difíceis que eu já costurei. Não que o projeto seja assim tão complicado, mas é preciso paciência e alguma habilidade para se fazer essas curvas todas.


Quando tentei fazer um babadouro pela primeira vez, a Alice, minha professora de patchwork, me disse o seguinte: “Você nunca vai costurar nada tão fácil na sua vida!” Ledo engano... Eu havia preparado um tampo em patchwork, que coloquei sobre um tecido atoalhado para, então, riscar o molde. Alfinetei tudo e, na hora de costurar, foi um desastre! A Alice, que é tão rápida quanto precisa, foi me mostrar como fazer a costura curva sem “sair pela tangente” (rs) e, em segundos, estava tudo pronto.

Hoje à tarde, como eu queria costurar um presente para o bebê de uma amiga, resolvi encarar o desafio outra vez, mas sem a ajuda de ninguém.


Fui fazendo com calma, no meu ritmo (ou seja, bem devagar), e fiquei bastante satisfeita com o resultado. Tanto que optei por contornar a peça já pronta, o que a deixou bem mais bonita.


Só me resta agora perder o medo do quilting, dos triângulos, do zíper...

E vocês? Há algum projeto ou etapas de um projeto que ainda as deixem inseguras? Ou algo que achavam complicado à primeira vista, mas que tiraram de letra depois?

5 comentários:

Ana disse...

Andreia, vi seu babador no flickr. Me apaixonei.
Vc não deve ter medo de nada.
Sua costura é perfeita.
Bjus
Ps. Fiz um quilting livre há pouco. Vivia adiando. A gente é muito boba né?

Andréa disse...

Oi, Ana.
Você disse tudo! É uma bobagem ficarmos adiando as coisas por medo de não dar certo ou de ficar feio.
Eu adorei costurar esse babadouro e quero fazer outros tantos, com saquinho de tecido combinando.
Obrigada pela visita e pelo elogio! Fico muito feliz que tenha gostado.
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

Olá, Andréa:
Esse contorno dá muita vida ao trabalho. E as curvas ... a gente vai se acostumando com elas, como tudo na vida. Seu trabalho está belíssimo! Um abraço da Cecilia.

Andréa disse...

Olá, Cecília. Obrigada!

Drika, para pregar os botões, eu uso uma prensa manual ou balancim. A marca da minha é Cardenas e custou cerca de R$ 70,00. Ela requer uma matriz, que é vendida separadamente, e o valor varia em função do tamanho do botão - eu uso a de n° 12. No próximo post, vou demonstrar como pregar os botões e você vai ver como é fácil.
Um abraço,
Andréa.

Cristine Akemi disse...

ficou lindo, lindo, Andrea!
as curvas são difíceis, mas, com paciência, elas saem, né? preciso treinar para conseguir fazer uma peça como a sua :)

beijos!
Cris