quarta-feira, 18 de maio de 2011

Avesso

.
Quando o assunto é ponto de cruz, fala-se muito em avesso perfeito. Mas será que isso existe no patchwork? Depois que vi esse bloco costurado pela Alice, eu tive certeza!


Há quem passe as margens de costura dobradas e há quem as passe abertas. Apesar de preferir dobrá-las, me incomoda quando há muitas sobreposições de tecido em alguns pontos, o que dificulta a execução do quilting. Seria impossível passar uma agulha por esses "nós" à mão e há que se ter muito cuidado para não quebrar a agulha ao fazê-lo à máquina. Assim, vez por outra, eu opto pelo caminho do meio.

Depois de muito namorar o verso daquele bloco, pedi à Alice que me ensinasse a fazê-lo. O meu, bem mais simples, ficou assim:


Dá um trabalhinho, mas até que não é tão difícil. Vou experimentar com peças triangulares triangulares também e se eu conseguir costurar um bloco como o da minha professora, vou emoldurar com o avesso para frente! (rs)

.

18 comentários:

AnaVergara disse...

também quero aprender?
E pergunta pra Alice qundo vai ter confraria... saudades...
bjs e parabéns!
DaAna

Daniela Mayumi Kodaira disse...

Que lindo esse avesso! também quero aprender! Eu passo tudo em aberto, acho que a espessura fica mais bem repartida, mas vira e mexe alguma escapa...parabéns pelo capricho!
beijos

Andréa disse...

Olá, meninas!
A Helena tem um livro que diz que passar as margens dobradas, como eu faço, é herança dos tempos em que só se costurava à mão. Assim, aumentavasse a durabilidade das colchas e mantas. Com o advento das máquinas de costura, as margens começaram a ser abertas.
Eu sou meio das antigas mesmo. (rs) Mas acho que alguns tipos de bloco (como as estrelas, por exemplo), pedem margens abertas.
Ana, vou perguntar sobre a Confraria e depois te escrevo de novo.
Um beijo,
Andréa.

Cecilia e Helena disse...

Pois é, Andréa, eu prefiro passar abertas... mas essas aí da foto estão lindas!
Andréa, vc ainda está interessada na necessaire de joaninhas? É que a pessoa que me pediu pra reservar mudou de ideia e preferiu comprar outra (a retrô). Me fala que eu reservo pra vc, tá?
Beijão!
Helena

CLAUDIA disse...

Bom dia! Quanto capricho em seu trabalho, esses dias a Helena e Cecilia, entraram em meu blog(um deles) e ao procurá-las comentei em seu post sobre uns 50 kilos de retalhos Maluhy que ganhei, são aparas de confecção, e pedi que me sugerissem um uso ou vendê-las, pois só utilizo as que vem em tiras.o que voce me sugere?Se quizer dê uma olhada no post retalhinhos recicláveis, em evolucaoemdoismundos.blogspot.com, lá terá uma pequena idéia do que se trata.Aguardo por sua visita.

CLAUDIA disse...

Andréa, obrigado pela ajuda, estou sem maquina fotografica por esses dias, mas logo que a tiver de volta pretendo fotografá-los para mostrar seu formato, e as padronagens constantes do pacotinho.Dos 50kg, metade descobri agora que acabei de selecioná-los, são misturados, não são aquele corte compacto da faca de corte,esses vão para uma senhorinha que faz lindíssimos tapetes de pequenos retalhinhos, alguns vão para minha irmã que vende botões cobertos,algumas tiras ficam para mim e grande quantidade é que serão transformadas em pacotes para dividir com quem faz patchwork.Logo que tiver a máquina lhe envio as primeiras fotos dos selecionados.Um abraço de gratidão.

Lucineide Cantinho do Fuxico disse...

Oi Andréa!!Muito lindo seus trabalhos.Já estou te seguindo para estar sempre vendo coisas novas.
Realmente o avesso tem que ficar em ordem também! Um ótimo fim de semana!
Beijooo
Lu

Gislene Ellery disse...

Oi Andrea!

Ainda nao faço pachwork, minha especialidade é o ponto cruz. Mas adorei seu blog! To começando a me animar a aprender o pach.....

Beijos!

http://coracaoempontocruz.wordpress.com

retalhos lindos disse...

Achei seu cantinho uma graça, super organizado, muito capricho... uma ótima semana...

Poronga's disse...

Seu blog é mto lindo! Parabéns!!!

deise PAES disse...

Olá Andréa!
Estou encantada com seu trabalho!
Tudo muito lindo! Da pra ver o capricho nos detalhes!
Tenho me aventurado com o patch... mas sou muitoooo leiga ainda!
Já sou seguidora! Quem sabe te visitando aprendo esse avesso lindo!
Beijos!

Malu Souza disse...

Muito fofo o seu blog e muito lindo o seu trabalho, parabéns....estou te seguindo de pertinho para não perder nada, rsrs...
Bjusssssssssss
Malú.

Andréa disse...

Olá, meninas.
Obrigada pelos comentários no Banana Craft e aqui no blog. Sejam todas muito bem-vindas!
Um beijo,
Andréa.

Ana Lúcia disse...

Bom dia Andréa, hoje estou admirando seu blog. Ele é uma gracinha mesmo. Pois é, o avesso é um problema...mas com o passar do tempo, notei que mesmo sem querer a gente começa a deixá-lo mais arrumadinho (rs), bom isso tem acontecido comigo. É claro que uma ou outra costura teima em 'virar' para o lado errado mas nada que aquela grande amiga, a desfaz costura, não resolva.
Vou continuar acompanhando seu blog. Um beijo,Ana Lúcia

Malu Souza disse...

Olá Andréa, é uma visitinha rápida, só prá avisar que tem um selinho prá você lá no meu blog.
Bjusssssssssssss
Malú.

Andréa disse...

Oi, Malu.
Obrigada! Vou lá olhar.
Um beijo,
Andréa.

Alexandra disse...

Waw!! Adoro avessos direitinhos e bonitos! No ponto cruz o meu avesso está sempre melhor que o direito! Vou tentar também fazer uns avessos bonitos no parchwork!

Beijos

Unknown disse...

Olá Andrea! Que fofura seu blog!!!
Gostei muito do seu trabalho! Parabéns pelo capricho e bom gosto!
Sigo para não perder contato!
Tbm tenho um blog, passa por lá para dar uma espiadinha!
Que sua semana seja abençoada e produtiva!
Beijos
Ligia